Leia as entrevistas de Eduardo Araúju
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novembro de 2003
Maria Ceiça
dezembro de 2003
André Gabeh
janeiro de 2004

 


REALIZAÇÃO PESSOAL! CRIATIVIDADE! SAÚDE!
ALEGRIA DE VIVER! ELEGÂNCIA!
AUTO-ESTIMA! SEXUALIDADE! AMOR!

Em todo o mundo a Terceira Idade está em alta. Pessoas de 40 até 80 anos ou mais, aprenderam que a vida é renovação e deve ser sinônimo de saúde, atividade, beleza, bem-estar. Pouco a pouco, as pessoas da terceira idade ampliam seu espaço na sociedade.
Nos últimos 20 anos os países desenvolvidos deram especial atenção às pessoas acima dos 50 anos, mas até recentemente, os países do terceiro mundo relegavam a segundo plano essa faixa etária.
O Brasil de hoje já não é mais o país da juventude. O controle demográfico e o aumento da perspectiva de vida desenharam um rosto para a população brasileira com respeitáveis ruguinhas, demonstrando que o número de jovens dos 40 aos 80 anos, na nossa sociedade, está em fase de vigoroso crescimento.
O item mais importante e valioso para qualquer ser humano, de qualquer idade é a auto-estima. Na sociedade brasileira, os mais velhos sofreram discriminação e preconceito durante muito tempo, quando se valorizava a juventude e desprezava a maturidade, como se envelhecer fosse uma vergonha. Os anúncios publicitários, filmes, atividades culturais eram voltados para os jovens, como se os brasileiros vivessem apenas até os 20 anos.
Graças a iniciativas pioneiras como as do Produtor de Moda, Maquiador e Professor Eduardo Araúju, o mercado, a mídia, as universidades e profissionais de várias áreas se mobilizam hoje para investir nesse segmento promissor, o mercado da terceira idade, que totaliza milhões de consumidores em potencial.
No Rio de Janeiro e no Brasil existem hoje muitas novidades para essa moçada: apart-hotéis especializados, cursos de idiomas, informática, artes, cultura, reciclagem profissional, ginástica, Yoga, dança de salão, cursos de extensão universitária, grupos organizados de turismo, bailes, festas, ONGs propondo trabalhos voluntários, etc., além de tratamentos de beleza e de saúde voltados para a terceira idade.
Muitos integrantes da terceira idade ainda estão no mercado de trabalho, mas existem os que precisam trabalhar para complementar a aposentadoria e os que buscam atividades produtivas porque sentem que estão na melhor idade, isto é, com a experiência e a maturidade sentem que estão mais aptos do que nunca para atuar no mercado de trabalho.
Foi através de movimentos como os promovidos por Eduardo Araújo, que desde 1991 realiza cursos de modelo, manequim, postura, maquiagem e concursos de beleza voltados para a terceira idade, que as pessoas mais velhas passaram a ser valorizadas dentro da nossa sociedade. E iniciativas como essa contribuíram para derrubar o mito de que homens e mulheres maduros seriam assexuados e sem atrativos.
A proposta de Eduardo Araúju é abrir novos caminhos para homens e mulheres mais velhos, quebrando o tabu e os preconceitos da idade, já que o talento transcende a idade.
Ser modelo ou miss depois dos 40 anos parecia um sonho, que se tornou realidade a partir de 1991, quando Eduardo Araújo começou seus cursos para a terceira idade, no Sesi de Jacarepaguá: "Muitas alunas chegavam ao meu curso de modelo e manequim para a maturidade, complexadas por causa da idade, da altura, do peso e por terem dedicado muito de suas vidas aos maridos, filhos e a trabalhos maçantes, esquecendo de si mesmas e dos seus sonhos de se sentir bonitas, valorizadas", conta Eduardo. "O importante é dissociar o conceito de beleza do da juventude - afinal, o mundo não é feito só de jovens de 25 anos. Além de preenchermos uma lacuna no mercado de modelos, que se esquecia da terceira idade como público-alvo, mostramos que é impossível chegar aos 50 anos tendo que se vestir e maquiar baseadas no que modelos e manequins de 13, 15 anos exibem nas passarelas e nas propagandas".
As alunas de Eduardo Araúju passam a se sentir mais bonitas, elegantes e confiantes depois de freqüentar os cursos. E para muitas, abriu-se um mercado de trabalho que antes discriminava essa turma. Hoje, muitas agências de publicidade e de modelos descobriram que modelos maduras são imprescindíveis. Afinal, é impossível desfilar roupas ou anunciar produtos de beleza voltados para mulheres com mais de 40 anos, com ninfetas de 15 anos.
O mercado de trabalho, que até recentemente discriminava pessoas de maior idade, agora descobriu que essa turma soma uma força de trabalho valiosa, experiente e principalmente, é um pessoal que se dedica ao trabalho com muita garra. As oportunidades para a moçada mais velha estão em segmentos variados: empresas de telemarketing, agências de modelos publicitários e de figurantes para TV e cinema, escritórios que requisitam mensageiros de confiança, postos de gasolina e alguns segmentos da indústria, que necessitam da experiência de operários mais velhos.
Eduardo Araúju, que luta para resgatar a dignidade, o respeito e oportunidades de trabalho para homens e principalmente mulheres acima dos 40 anos, no mundo da moda e da publicidade, tem no seu histórico de maquiador e professor de modelos e de manequins clientes do porte de Xuxa, Veluma, Taís Araújo, Daniela Faria, Maria Rosa, Érika Rosa, Xica Xavier, Edna Savaget, Marlene, Luma de Oliveira, Ingra Liberato, entre muitas outras. E Eduardo é o maquiador e programador visual de ELZA SOARES a vinte anos.
Nos seus cursos, além de formar grupos de modelos e manequins da maturidade, Eduardo também estimula a criatividade das mulheres, criando desfiles temáticos divertidos. O ápice dos desfiles é sempre o desfile de lingerie, apresentado por modelos maduras e muito sensuais. E os concursos de Miss da Maturidade tem mostrado que é possível ser muito bonita, sensual e elegante em qualquer idade.

 

 
 




 
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