CLIQUE NA FOTO PARA AMPLIÁ-LA
Simão Cirineu dos Santos,

síndico do Condomínio MANDALA


PortalBARRA: Além de síndico, qual é a sua atividade profissional?
Simão:
Advogado e administrador de empresas

PortalBARRA: Há quanto tempo ocupa o cargo de síndico e porque aceitou esta tarefa?
Simão:
Estou há 11 meses no cargo. Para mim foi um desafio, uma vez que o condomínio precisava de algumas modificações.

PortalBARRA: Alguma participação em gestões anteriores?
Simão:
Não, eu era morador, e estava morando aqui há menos de um ano, por isso não pude participar. Mas em todos os prédios onde morei, acabei virando síndico.

PortalBARRA: Qual é a sua experiência como síndico?
Simão:
Fui síndico durante 5 anos num prédio comercial no Méier e de dois prédios residenciais, onde morei, na Ilha do Governador. Depois, comprei um apartamento aqui e agora também sou síndico.

PortalBARRA: A sua profissão ajuda a desempenhar esta função de administrador de prédios?
Simão:
Também. O meu escritório tem como atividade principal a assessoria empresarial. Hoje assessoramos 120 clientes, o que nos deu uma larga experiência.

PortalBARRA: Qual a diferença entre administrar um condomínio com 4 apartamentos na Ilha do Governador com outro que tem 196 apartamentos na Barra da Tijuca?
Simão:
Para nossa surpresa foi bem fácil, bem mais fácil que o pequeno, porque não esbarramos com o problema da pouca quantidade de condôminos, o que significa pouca verba para a realização de obras, que muitas vezes tem o mesmo custo de uma obra de um prédio grande.

PortalBARRA: Num prédio pequeno, as pessoas têm mais acesso ao síndico para fazer suas reivindicações?
Simão:
Eu tive sorte, porque não tive nenhum problema, acho que é pela minha maneira de ser, trabalhando bem às claras, demonstrando o que realmente está acontecendo. Com isto, as pessoas sempre participaram dos problemas. Quando todos sabem o que está acontecendo, não criam problema. Aqui na Quadra das Enseadas também não foi muito diferente. Apesar do grande número de condôminos, nada foi feito sem consultar individualmente 196 pessoas através de comunicações, de pedidos, de retornos, sempre uma participação até um pouco forçada, mas houve a participação, por isso essa aceitação.

PortalBARRA: Qual foi o seu maior desafio na Quadra das Enseadas?
Simão:
Foi verificar que o condomínio há 15 anos não tinha tido uma manutenção adequada. Foi uma surpresa muito desagradável. Eu, que não tinha até então cabelos brancos, porque sou de descendência índia, em uma semana os cabelos brancos apareceram quando tomei conhecimento da situação real que estava à nossa frente. Levei um choque muito grande.

PortalBARRA: Qual foi era o maior problema quando assumiu o cargo?
Simão:
Segurança das unidades, tanto voltada para a prevenção de incêndio, como vigilância, limpeza, caixa d'água, esgoto, estrutura, tudo me assustou bastante, porque não tinha um tipo de conservação, não por culpa das pessoas que providenciaram, mas as empresas contratadas não tinham tido uma vigilância maior,.Elas cobravam e não faziam, então a coisa foi terrível.
Estes problemas eram tantos que chegamos a ser conhecidos como "Baixo Mandala" ou como a "Favelinha do Mandala".

PortalBARRA: Qual foi a sua primeira providência ao assumir o cargo?
Simão:
Limpeza das caixas de água e de gordura, conserto da parte de segurança, do sistema de incêndio que não funcionava, as caixas de água estavam rachadas. Portanto, a primeira providência foi dar qualidade de vida aos moradores para depois passar para as obras mais profundas, como troca de todas as portarias, conserto dos elevadores que representavam um perigo das pessoas despencarem. Retiramos 22.500 litros de gordura das caixas de gordura, tiramos 10 caminhões de entulho espalhados por dentro das garagens, fizemos aquecimento da piscina, reformamos a sauna, e o playground. Tudo isto em 11 meses.

PortalBARRA: Houve aumento da taxa ou cota extra?
Simão:
Nem aumento nem cota extra, nem para o pagamento do 13° salário. Vale lembrar que temos 42 funcionários, ninguém deixou de tirar férias. Ficou tudo em dia, só não conto o nosso saldo para não ser assaltado...

PortalBARRA: Qual a receita desse milagre?
Simão:
Administrar não só a parte burocrática, mas a parte operacional. Quando se faz um pedido de um orçamento, vem embutido no orçamento das empresas todo o ganho jurídico, mais a parte administrativa de engenheiro que vem assisti. Somando-se tudo isto, uma obra que ficaria em 10 mil é orçada em 25 mil . Foi aí que enxugamos os custos. Passamos a gerenciar as obras. Os funcionários do Mandala participaram, abrindo mão de suas horas extras, e nos ajudaram a fazer a reconstrução da Quadra.

PortalBARRA: Alguém em especial que se destacou na colaboração deste trabalho?
Simão:
O meu braço direito, que é o sub-síndico, José Gaburri. Durante todos estes 11 meses, ele esteve comigo diariamente, visitando os apartamentos e acompanhando as obras.

PortalBARRA: A parte estrutural foi bem resolvida. Houve alguma mudança também com relação aos funcionários?
Simão:
Nossa administração é profissional, pois este prédio é como se fosse uma empresa. Então, procuramos proporcionar a todos os funcionários cursos de capacitação. Hoje, nossos funcionários são valorizados e procurados por outras empresas. Eles fizeram cursos através da ABAP, que nos deu uma assessoria muito boa.

PortalBARRA: Este programa de valorização do funcionário ajudou nesta participação atuante da reforma administrativa do prédio?
Simão:
Com certeza. Eles até fizeram uma cartinha de agradecimento e hoje todos vestem a camisa do prédio.

PortalBARRA: O que falta na Quadra das Enseadas para ser o melhor de se viver na Barra da Tijuca?
Simão:
Só falta agora os moradores passarem a freqüentar também os nossos salões, descendo para aquele bate papo de fim de semana.
Antes nos elevadores ninguém se cumprimentava, agora já tem reunião na piscina, nos fins de semana, uma vez por mês as pessoas se reunem. Até isso nós conseguimos fazer: que as pessoas olhassem umas para as outras.

PortalBARRA: Existe um calendário de eventos para reaproximar os moradores?
Simão:
O que nós fazemos é uma reunião semanal nas piscinas aos sábados e domingos. Até criaram O Grupo da União., que está com planos de desenvolver um projeto para trabalhos voluntários de assistëncia. A idéia é reunir as senhoras para confeccionarem enxovais de bebês, realizarem chás, recolher doações para orfanatos...

PortalBARRA: Qual é o maior problema hoje do bairro?
Simão:
Segurança. Hoje vivemos ilhados. A sorte é que o Mandala tem uma estrutura boa. Eu não me arrisco mais a ir a pegar um túnel para ir ao teatro e voltar tarde da noite porque posso ser a bola da vez, vão me pegar. Nossa vida noturna, está restrita a um cinema, ou ao teatro dentro dos shoppings próximos, não vou me arriscar.

 
_________________________________________________________________________________________________________________________________
Página principal :: Quem Somos :: Nossa Revista :: Entre em contato :: Trabalhe conosco :: Como Anunciar :: Editorial

© Todos os direitos reservados à Filial Web Soluções Ltda. Este material não pode ser
publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.