CLIQUE NA FOTO PARA AMPLIÁ-LA
Shirley Mangoni,
síndica do Alfa Park


PortalBARRA: Há quanto tempo ocupa o cargo de síndica do Condomínio Alfa Park?
Shirley:
Fui eleita em 1990. Fiquei 4 anos, depois me afastei por problemas familiares, voltei 2 anos depois e estou até hoje. Hoje, sou síndica do Alfa Park, mas fui síndica geral durante 3 anos. O conjunto de prédios forma um condomínio geral, composto da estação de tratamento de esgoto, segurança e ônibus. Eu faço parte do conselho, estou sempre opinando porque cada síndico é conselheiro do síndico de área. Aqui o síndico geral é chamado de administrador de área.

PortalBARRA: Qual foi a sua formação profissional?
Shirley:
Fui professora primária e fiz um curso de psicologia infantil. Sou gaúcha, vim para o Rio com 20 anos, estou aqui há 42 anos. Durante 30 anos fui mãe e professora. Depois comecei a minha carreira de síndica, hoje posso me considerar profissional na área. Assisto todos os congressos, vou a todos os encontros, fóruns, seguranças da região, para me inteirar dos problemas daqui da Barra e de alguma forma colaborar ajudando nos problemas do bairro, como a violência e os meninos de rua.

PortalBARRA: Quais são as suas outras atividades atualmente, além de síndica do Alfa Park?
Shirley:
Primeiro fui conselheira da Câmera Comunitária da Barra da Tijuca. Logo após a Acibarra me convidou, depois a ACIR. Sou também conselheira do Alfa Barra Clube há 12 anos. Faço parte do Grupo de Voluntárias da Barra e da Associação "Só Amigos do Hospital Lourenço Jorge". Além disso, estou participando do Plano Estratégico da Barra, que está sendo desenvolvido pela prefeitura, onde sou coordenadora da parte de educação, juntamente com os líderes da Ama Vargem Grande, Vargem Pequena e Amor e 7ª CRE. Para dar conta de tantas atividades, conto com o apoio de meu marido e meus 3 filhos.

PortalBARRA: Qual é a receita para ser uma boa síndica?
Shirley: Nenhum síndico pode ter a vaidade de administrar sozinho.Quando assumi pela primeira vez, fiquei totalmente perdida no início, pois não tínhamos uma administradora, o sistema era de auto-gestão. Colocar uma administradora para nos assessorar foi uma da primeiras providências. Há 10 anos temos a mesma administradora, que nos dá total assistência nas partes jurídica e trabalhista e somos tratados com muito carinho pelo Sr. César Thomé, que é hoje presidente da ABAPI.
Outra grande vantagem é contar com uma equipe de funcionários que me dá tranquilidade para trabalhar. Somos hoje uma grande família. Nosso gerente, por exemplo, o Sr. José Manoel Santos, está conosco há mais de 12 anos. Ele conhece o condomínio pelo avesso. Não saberia administrar sem a sua ajuda. Não posso deixar de lembrar da secretária Diana Vitória, dos supervisores e do sub-síndico, Sr. Soares, que me apoia em todos os momentos.

PortalBARRA: Como é a sua relação com os funcionários do Alfa Park?
Shirley:
Nós temos uma proposta de valorização de nossos funcionários. Tudo o que o sindicato deles propõe já foi feito antes pelo Condomínio. Eles tem um plano de saúde da Casa São Bernardo. São 34 funcionários, muitos vem do Norte, não tem família aqui. Todos os anos, na véspera de Natal, fazemos um almoço, que é tradicional. Eles recebem uma bela cesta de Natal, participam de sorteio de brindes enviados pelos meus fornecedores, temos um livro de ouro .
Mas o detalhe interessante é que neste dia os moradores trocam de lugar com os funcionários, ocupando suas funções enquanto eles estão na festa.
Um morador fica na portaria, outro na segurança, outro no portão, na interfonia, na garagem, na piscina. Nesta hora eles têm uma ligeira idéia do que é trabalhar num condomínio deste tamanho, com 264 apartamentos, que um apart hotel, onde moram cerca de 1.000 pessoas.
A gente tem uma relação familiar, eu falo que sou ao mesmo tempo mãezona e madastra dele. É um trabalho que eu gosto muito. Hoje me considero entendida em eletricidade, vazamento, obras de fachada. Tenho uma relação muito boa com os fornecedores e peço muito desconto, pois eu não quero onerar o condomínio, senão vira uma bola de neve. Se o condomínio começa a ficar alto, os moradores param de pagar e a inadimplência vai aumentando o valor do condomínio. Aqui moram casais idosos, e o poder aquisitivo já não é o mesmo de quando eles trabalhavam, mas eles podem morar com conforto, pois nosso condomínio sempre foi justo dentro do razoável das coisas.

PortalBARRA: Há quanto tempo você é moradora do Alfa Park?
Shirley:
Sou proprietária do meu apartamento há 16 anos, mas não moro aqui, apenas uso como um apartamento de lazer para fim de semana.Tenho um orgulho muito grande de morar aqui, pois o Alfa Park foi projetado pelo Luis Paulo Conde e seu design foi premiado com medalha de ouro em Paris!

PortalBARRA: Algum morador ilustra do Alfa Park que pode ser mencionado?
Shirley:
Temos muitos, mas vou citar apenas um, que é nosso amigo e que participa até da nossa festa de Natal, o cantor Wando. Ele é muito atuante, dá umas idéias boas, está sempre participando de tudo o que acontece aqui dentro.

PortalBARRA: Qual o maior problema do prédio, atualmente?
Shirley:
São os moradores que não gostam de cumprir os regulamentos e costumam ficar até agressivos. Quando algum funcionário chama a atenção, eles contra-atacam, chegando a agredir o síndico verbalmente. É a maneira de escape que encontram para extravasar seu mau humor. Em contra partida, é muito gratificante receber elogios e até presentinhos de moradores, que me procuram na Administração.

PortalBARRA: Qual foi o projeto de maior gratificação como síndica?
Shirley:
Todo síndico é odiado, mas eu sou muito querida. Um momento que me lembro com muita alegria foi o mutirão solidário dos moradores de nosso condomínio na época das chuvas de março, quando houve uma série de inundações no Rio de Janeiro. O padre Joel, da nossa paróquia Nossa Senhora da Vitória, convocou os moradores a ajudarem os desabrigados. Só no meu prédio 14 funcionários ficaram sem casa. Fiquei emocionada quando vi três salas daqui repletas de roupas, sapatos, leite em pó, geladeira, fogão.

PortalBARRA: A Igreja Nossa Senhora da Vitória faz parte do Condomínio Alfa Barra?
Shirley:
Sim, ela foi a primeira igrejinha. O primeiro casamento ali foi da minha filha, foi uma cerimônia muito bonita, e foi também o primeiro casamento realizado pelo Padre Joel. A festa foi realizada no Clube Alfa BArra. Isso já tem uns 12, 10 anos. O meu neto também foi batizado ali.

PortalBARRA: Qual é o maior problema do bairro?
Shirley:
Saneamento. O saneamento na Barra é péssimo. As associações em que eu faço parte, que é a Câmera Comunitária, com o Delair, a ACIBARRA, com o Ney Suassuna, têm batalhado muito, mas é preciso uma conscientização, os governos estadual e municipal precisam se unir.
No nosso condomínio temos uma estação de tratamento de esgoto que eu reformei, as tubulações, tudo o que havia para modernizar eu fiz. A gente paga o esgoto há tantos anos, o governo e a CEDAE não completam essas obras que estão levando uma eternidade.

PortalBARRA: Se você fosse começar tudo de novo, seria síndica novamente?
Shirley: Apesar de "matar um leão por dia", adoro ser síndica. Ao mesmo tempo que sinto a necessidade de parar, para que outros possam dar continuidade, não saberia hoje o que fazer se ficasse ociosa. Tenho muito amor pelo Alfa Park e agradeço ao PortalBARRA a oportunidade de poder expressar este meu lado síndico pela internet.

 
_________________________________________________________________________________________________________________________________
Página principal :: Quem Somos :: Nossa Revista :: Entre em contato :: Trabalhe conosco :: Como Anunciar :: Editorial

© Todos os direitos reservados à Filial Web Soluções Ltda. Este material não pode ser
publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.