Verbas
para o Metrô e para o Saneamento
Em 1999, seu primeiro ano de mandato,
Eduardo Paes conseguiu que a bancada
do Rio apresentasse uma emenda garantindo
recursos para o prolongamento do
Metrô da cidade do Rio e para
obras de saneamento básico.
Cada bancada estadual tem direito
a apresentar dez emendas ao orçamento
da União e, graças
a Eduardo Paes, a cidade do Rio
de Janeiro saiu diretamente beneficiada
com algumas delas.
A emenda do saneamento poderia trazer
recursos federais para a tão
esperada obra da Barra e Jacarepaguá,
uma vitória na luta que havia
começado um ano antes, em
uma reunião de Eduardo Paes
com o então Ministro do Meio
Ambiente, José Sarney Filho.
Multas de Trânsito para Educar
e não para Arrecadar
Quando o governo municipal anterior
instalou, em diversas vias da cidade,
os pardais (equipamentos eletrônicos
que multam os carros que cometem
infrações, como excesso
de velocidade e avanço de
sinais), o Deputado Federal Eduardo
Paes questionou seu modelo de operação.
O que deveria ser uma medida correta
para diminuir o número de
acidentes no trânsito, tinha
se tornado um instrumento para aumentar
a arrecadação. A sinalização
colocada, definindo os limites de
velocidade, era confusa e fazia
com que os motoristas acabassem
não obedecendo e sendo multados.
E, ainda pior, a empresa responsável
pelos pardais ainda recebia parte
significativa do valor das multas.
Eduardo denunciou essa "armadilha"
ao Ministério Público,
que resolveu abrir inquérito
civil para apurar as irregularidades.
A medida surtiu efeito, e a Prefeitura
mudou toda a sinalização,
reconhecendo o erro que havia cometido.
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