Verbas para o Metrô e para o Saneamento
Em 1999, seu primeiro ano de mandato, Eduardo Paes conseguiu que a bancada do Rio apresentasse uma emenda garantindo recursos para o prolongamento do Metrô da cidade do Rio e para obras de saneamento básico. Cada bancada estadual tem direito a apresentar dez emendas ao orçamento da União e, graças a Eduardo Paes, a cidade do Rio de Janeiro saiu diretamente beneficiada com algumas delas.
A emenda do saneamento poderia trazer recursos federais para a tão esperada obra da Barra e Jacarepaguá, uma vitória na luta que havia começado um ano antes, em uma reunião de Eduardo Paes com o então Ministro do Meio Ambiente, José Sarney Filho.
Multas de Trânsito para Educar e não para Arrecadar
Quando o governo municipal anterior instalou, em diversas vias da cidade, os pardais (equipamentos eletrônicos que multam os carros que cometem infrações, como excesso de velocidade e avanço de sinais), o Deputado Federal Eduardo Paes questionou seu modelo de operação.
O que deveria ser uma medida correta para diminuir o número de acidentes no trânsito, tinha se tornado um instrumento para aumentar a arrecadação. A sinalização colocada, definindo os limites de velocidade, era confusa e fazia com que os motoristas acabassem não obedecendo e sendo multados. E, ainda pior, a empresa responsável pelos pardais ainda recebia parte significativa do valor das multas. Eduardo denunciou essa "armadilha" ao Ministério Público, que resolveu abrir inquérito civil para apurar as irregularidades.
A medida surtiu efeito, e a Prefeitura mudou toda a sinalização, reconhecendo o erro que havia cometido.





 
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