INTERNET
QUANDO
O MUNDO SE CONVERTE NUMA GRANDE SALA DE AULA
Em nossos dias basta apertar uma tecla do computador
para, em questão de segundos e sem necessidade
de sair de casa, navegarmos pelos cinco continentes
usando as cômodas páginas da internet.
As conseqüências deste fenômeno em
todos os âmbitos da sociedade têm sido incalculáveis,
contribuindo enormemente para o processo globalizador
que está revolucionando a história nesta
última década.
A educação e o ensino também têm
sido fortemente influenciados por esse fenômeno.
Por isso é importante o educador buscar aproveitar
o potencial e a riqueza de recursos que esse meio pedagógico
oferece .
Atualmente, uma escola não deve se privar do
uso desse equipamento tão importante para a educação.
O ideal é buscar os melhores meios com as melhores
garantias de êxito, para conseguirmos o principal
objetivo: a educação integral.
INTERNET: MELHOR APRENDIZAGEM EM MENOS TEMPO
Os educadores devem ser conscientes das grandes vantagens
e dos possíveis riscos que a internet pode trazer
para a educação e a formação
de nossos alunos. Em primeiro lugar, a internet oferece
a possibilidade de haver um melhor aprendizado em menor
tempo, pois oferece: maior quantidade de informações;
maior facilidade de obtê-las, de modo mais rápido,
econômico e divertido;uma seleção
mais personalizada de conteúdos, segundo os interesses
e a capacidade dos usuários; criatividade na
hora de aprender.
Em segundo lugar, abre os olhos dos alunos para um mundo
vastíssimo de novos horizontes e experiências,
impossíveis de se conhecer de outro modo, o que
contribui para criar no aluno uma mentalidade cosmopolita
e um conhecimento mais realista dos desafios e das necessidades
do mundo.
INTERNETMANIA:CUIDADO COM O USO INDISCRIMINADO!
A internet é uma arma que, em mãos inexperientes
ou ingênuas, pode causar terríveis estragos.
Estamos conscientes dos perigos e possíveis riscos
que se originam do uso indiscriminado deste meio, que
podem levar a um abuso e a uma "internet-mania",
com conseqüências nefastas na educação
e no meio familiar e social do usuário.
O computador nunca poderá suprir totalmente e
da mesma maneira o papel do professor ou do pai de família,
os quais continuarão sendo os melhores formadores
dos jovens; não proporciona e não fomenta
uma dimensão essencial da educação
que é a relação interpessoal, tão
necessária para educar o sentido social e moral
na infância.
Na
adolescência, existem facetas que podem inibir
a capacidade de concentração, reflexão
e análise, as habilidades de leitura oral, de
expressão oral e de comunicação,
a educação da voz, a caligrafia e ortografia.
Não convém esquecer, por outro lado, que
o uso da internet pode ocasionar uma série de
perigos no campo moral, pela informação
a que se tem acesso. Alguns exemplos típicos:
o acesso indiscriminado a canais de televisão
onde só se oferecem filmes violentos ou impróprios,
permite ir a lugares de diversão ou entretenimento
pernicioso.
É importante que pais e educadores assumam sua
responsabilidade nesse ponto. Seria uma falha permitir
o acesso aos menores a coisas prejudiciais, sem estabelecer
medidas que os ajudem a evitar o que poderia destruir
uma formação adequada de suas consciências.
ENSINO DIRECIONADO COM CAUTELA
No meio educadional, é muito importante que o
ensino direcionado aos aprendizados na Internet seja
feito com cautela e inteligência. Esse mecanismo
maravilho de informação deve ser usado
e não deixá-lo que nos use. Devemos sempre
ser criteriosos.
Portanto, a Internet, longe de ser um perigo ou uma
limitação, constitui para a educação
uma ferramenta extraordinariamente vantajosa para educar
os alunos e um subsídio muito útil de
capacitação e de recursos para os professores
e educadores em geral.
Eliana Albernaz, coordenadora pedagógica do Colégio
Everest Internacional
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