Os
principais acessos à região
ficam diariamente engarrafados. Não
existem mais opções
pelo asfalto. São carros, caminhões,
ônibus e motos querendo entrar
e sair da Barra todos os dias e sempre
com dificuldade.
Há muitos anos os moradores
pedem saídas alternativas para
o transporte coletivo da região.
Duas opções têm
sido debatidas: - a primeira seria
sobre os trilhos do metrô e
a outra viria do mar pelas barcas.
Esta última teve um avanço
significativo na última terça-feira
(2 de julho de 2002). Em um encontro
realizado
na ACIBARRA
com lideranças da Barra da
Tijuca, o Secretário
de Transportes do Estado, Raul de
Bonis,
apresentou
os
primeiros números dos
estudos que viabilizariam a ligação
marítima entre a Barra da Tijuca
e a Praça XV, no centro do
Rio.
Segundo De Bonis, a opção
das barcas é a mais acessível
para o governo, pois a natureza já
“construiu” a via de circulação
que é o mar. As empresas rivadas
têm se mostrado favoráveis
ao projeto e estão dando o
apoio necessário para a operação
marítima.
O
Projeto:
1-O estudo da demanda de passageiros:
Este foi o primeiro estudo apresentado
na reunião. Segundo os membros
da secretaria, é importante
fazer a integração
perfeita entre o terminal hidroviário
com o rodoviário. É
necessário fazer a ligação
com passageiro do barco e o do ônibus.
A idéia do projeto é
simplificar ao máximo o dia-a-dia
do usuário formando uma tarifa
única e integrado ônibus/barca
- barca/ônibus para facilitar
a alimentação de entrada
e saída de passageiros.
O valor da passagem ainda não
foi definido, mas especula-se que
ficaria em torno de 4 reais. O tempo
de duração do percurso
Barra/Praça VX deve ser de
aproximadamente 30 minutos.
2-Tecnologia
das embarcações é
realidade:
Um grupo de especialistas está
trabalhando junto ao Governo para
viabilizar uma solução
dentro da área tecnológica
para a ligação externa
da Baia de Guanabara.
Já existem embarcações
disponíveis no mercado para
a realização do projeto.
Algumas empresas do ramo já
se propuseram a formar parcerias,
não havendo portanto a necessidade
de investimento para a compra ou
construção destes
equipamentos.
3-Lagoas
estão incluídas no
projeto:
Outro passo que a Secretaria de
Transportes está começando
a
desenvolver é a extensão
do modal hidroviário dentro
do complexo lagunar da Lagoa de
Jacarepaguá, Lagoa da Tijuca
e Lagoa da Sernambetiba. Unindo
a tecnologia com a natureza seria
possível fazer a ligação
até o Recreio e à
parte final da Lagoa da Tijuca.
Possíveis
locais de instalação
do terminal hidroviário:
Canal da Joatinga, no Deck da Barra
Posto 5 da Sernambetiba
Emissário Submarino (posto
8)
Pontal da Sernambetiba no Recreio
Para
os membros da reunião, a
melhor opção seria
o posto 8 onde existe uma verdadeira
integração na Barra
da Tijuca. Todos os pontos do bairro
saem daquela região, sendo
portanto, o acesso ideal para o
encontro do terminal hidroviário
com o rodoviário.
Segundo o Secretário Raul
de Bonis, a região da Barra,
Recreio e Jacarepaguá conquistou
um espaço muito importante
na cidade. Melhorar o transporte
da região é permitir
o desenvolvimento econômico
e social da área, além
de melhorar a qualidade de vida
da população.
Os integrantes da secretaria pedem
paciência aos moradores da
região em relação
ao metrô. Segundo o Secretário,
a obra é mais cara, muito
mais dispendiosa e necessitaria
de um tempo muito maior para a implantação.
Concluiu-se então na reunião
da ACIBARRA
que, entre as opções
possíveis, o transporte hidroviário
é a melhor saída para
tentar desafogar o caos urbano que
se transformou a Barra da Tijuca.
Em agosto uma nova reunião
deve ser marcada para que haja a
definição dos pontos
de partida para a viabilização
do projeto.
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